top of page

Spaghetti alle vongole

Esta receita é muito popular na Itália, mas principalmente entre os napolitanos. Congolês são nossos mariscos ou almejoas, que devem ser comprados no dia da preparação. Nosso amigo Murilo Gabriel que nos enviou está receita maravilhosa e super cheia de detalhes e comentários pessoais. Murilo, obrigada!



Ingredientes:

  • 500g de spaguetti

  • 1kg de vôngole na concha

  • 5 dentes de alho picados na faca

  • Pimenta a escolher, mas gosto da Calabresa seca ou pimenta fresca dedo de moça (quando tem crianças, para não ficar ardido e agradar a todos coloco umas 3 pequenas fresca sem semente e retirando a parte branca interna da pimenta)

  • 1/2 xícara de vinho branco

  • 1 xícara de azeite extra virgem

  • Salsinha fresca sem talos a gosto (picar na hora e de preferência, sem estar com faca e tábua molhada e nem a salsinha molhada) - gosto de dois punhados cheios

  • Toque: Um pouco do azeite de um bom aliche em conserva ou uma boa sardinha

  • Opcional: Manteiga - meio tablete mais ou menos - opcional caso queira deixar o caldo mais encorpado, mas não coloco sempre


Preparo:


  1. Deixar os vôngoles na água bem fria (coloco uns gelos na água) por uns 20 minutos.

  2. Em seguida, aquecer um pouco a frigideira em fogo baixo para médio - mas não a deixar muito quente - e colocar meia xícara a uma xicara de azeite de oliva e deixar esquentar um pouco esse azeite - mas não muito também. Então colocar já o alho e pimenta e refogar mexendo sempre (a ideia é o azeite pegar o gosto do alho e pimenta, tornando-se um azeite saboroso e não fritarmos o alho - por isso colocamos azeite na frigideira não tão quente, por isso o fogo não tão alto e por isso colocamos o alho com a frigideira não tão quente).

  3. Após esse azeite estar bem incorporado, começa um cheiro maravilhoso, mas o alho não fica frito, escuro, então é hora de colocar o vôngole, e nesse momento aumentamos o fogo para médio pouco mais e tampamos, deixando por 2 minutos para os vôngoles soltarem a água e o sal, que será o caldo do prato (nesse momento já colocar uma panela de água quente para ferver para fazer a massa).

  4. Deixar ferver muito a água e antes de colocar a massa, colocar azeite e pouco sal - pois o vôngole traz sal do mar já.

  5. Após os 2 minutos que colocou as conchas na panela, mexer, aumentar bem o fogo e jogar o vinho branco, deixando sem tampa para evaporar o álcool, mas o vinho incorporar no caldo.

  6. Experimentar o molho para ver se precisa de sal e, se necessário, corrigir (lembrando como o vôngole traz sal do mar e já incorporou no caldo, deixar ferver muito a água e antes de colocar a massa, colocar azeite e pouco sal - pois o vôngole traz sal do mar já).

  7. Se quiser nesse momento entra o opcional e toque: colocar um pouco do azeite de uma boa sardinha ou um bom aliche e se quiser, para incorporar um pouco o molho, colocar a manteiga e mexer.

  8. Jogar nesse momento a salsinha.

  9. Escorrer o macarrão, e misturá-lo na panela que fez os vôngoles para pegar gosto. Se quiser acrescente mais azeite, misture e sirva.


Bom apetite!




Na cozinha: Murilo Gabriel





bottom of page