Receita cedida pelo Chef André Lima de Luca, sua cozinha é saborosa e elaborada.
Ingredientes:
500 gramas de carne do dianteiro moída
1 cebola pequena (100 gramas), grosseiramente picada
3 dentes de alho grandes, em lâminas não muito grossas
1 talo (partes branca e verde mais clara) de alho-poró (40 gramas),picado como a cebola
½ talo pequeno de salsão (30 gramas), cortado em cubos
1 colher de chá, bem generosa, de alecrim fresco picadinho
2 folhas de louro
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa, generosa, de manteiga sem sal
1 colher de chá, rasa, de sal
1 e ½ colher de sopa de molho inglês
1 xícara de cerveja preta (usei a Petra)
½ xícara de creme de leite fresco
2 fatias de pão de forma sem casca (50 gramas)
Para empanar:
• Claras de 2 ovos grandes, misturadas com 2 colheres de sopa de água
• Farinha de rosca (quanto necessário)
Coloque em um processador de alimentos a cebola, o alho, o salsão, o alho-poró e o alecrim picadinho. Processe até tudo ficar picado bem miudinho.
Preparo:
- Aqueça em uma panela, sobre fogo médio, a manteiga e o azeite. Refogue por cinco minutos os legumes triturados e as folhas de louro, com a panela tampada e mexendo de tempos em tempos, para não grudar no fundo. Junte a carne moída e o sal, mexa algumas vezes e refogue, com a panela destampada daqui para frente, até perder a cor vermelha do exterior - algo próximo a cinco minutos. Coloque as duas colheres de sopa de farinha, mexa algumas vezes e cozinhe por mais um minuto. Acrescente o molho inglês e a cerveja preta e cozinhe por mais dois minutos. Misture o creme de leite fresco, mexa novamente e, por cima, disponha as fatias de pão de forma cortadas em quatro. Pressione o pão para que fique bem molhado, quase submerso no molho. Mantenha o fogo médio e cozinhe, com a panela destampada, por algo entre 15 e 20 minutos - mexendo algumas vezes, para não grudar no fundo da panela. O tempo é aproximado, porque o tamanho e a potência da boca do seu fogão podem ser maiores ou menores do que os do meu. Após esse período, terá uma massa de carne moída cremosa, mas sem líquido em excesso no topo e nas laterais (deverá aparecer o fundo da panela ao mexer essa massa, que deverá estar compacta). Retire e descarte as folhas de louro.
- Com o auxílio de um processador de alimentos ou mixer, processe a massa de carne moída até obter uma pasta. Transfira para uma travessa ou bowl, espere esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos três horas, para que a massa fique bem firme.
- Molde com as mãos pequenos croquetes (aproximadamente 25 gramas cada) e os passe em clara de ovo misturada com água e, posteriormente, batida com o garfo. Depois, passe pela farinha de rosca (usei uma feita aqui em casa, com sobras de pães dos dias anteriores), volte a passar pelas claras e novamente pela farinha de rosca. - Frite em bastante óleo, aquecido a 160-170C, evitando colocar muitos croquetes ao mesmo tempo na panela (fritei quatro unidades por vez).
- Assim que os croquetes estiverem dourados, algo próximo a dois minutos (ou menos), os retire do óleo, escorra sobre papel absorvente e sirva acompanhados de alguma (ou algumas) boa mostarda - como a escura ou a de Dijon - e o molho de pimenta.
Na cozinha: Chef André Lima de Luca
Para saber mais: @andreldeluca.
Comments